Yoga Integral

"O segredo da transformação está em movermos o centro da nossa vida para uma consciência superior"

 A Mãe

Sri Aurobindo

Para nós do Aos Caminhos - Escola Humanista para o Desenvolvimento Humano, o Yoga Integral é uma das mais lindas e incríveis filosofias existentes na humanidade. Foi um presente, uma herança deixada por esses dois Mestres. 

O Yoga Integral postula a integração completa e dinâmica do ser humano em si mesmo, seu entorno e com o supremo, atuando na essência mais profunda de nosso ser como um centro único de expressão criativa do Supremo.​ Podemos dizer que a meta do Yoga Integral é ancorar a perfeição divina no ser humano, divinizando a si mesmo e toda a sociedade.

O Yoga Integral nos ensina que este não é uma “fuga do mundo” ou uma “libertação do sofrimento”, ou uma “conduta puramente pessoal”, mas, com base em realização e na verdadeira libertação, é uma “divinização” capaz de expressar aqui na terra, através de corpos físicos, uma nova consciência de luz, amor e poder que permanecem em grande parte escondidos nos recônditos de nossa identidade desconhecida. Não há dúvidas de que para o trabalho do Yoga Integral ser realizado seja necessário purificar a mente, o corpo energético e o corpo físico, porém deve-se ir mais além, criando mecanismos concretos de transformação não apenas individual, mas também social, global.

​Isto nos faz exercitar a mente na manutenção de um estado de consciência onde a paz, a calma e a harmonia prevalecem, num coração livre de paixões e emoções violentas que andam destruindo a harmonia necessária para a manifestação do ser, num corpo saudável, forte, ágil e flexível disposto a suportar a alta tensão das energias mais elevadas quando as recebemos.

​No Yoga Integral o praticante é convidado a levar tudo o que aprendeu na aula para seu dia a dia, pois a sua própria vida deve tornar-se uma prática de Yoga contínua conforme a célebre frase de Aurobindo: A vida toda é Yoga.

​© 2023 por Aos Caminhos. Todos os direitos reservados.