Caminhar em Yoga - Formação em Yoga

A estabilidade emocional começa através da firmeza do corpo, assim, tudo fica mais claro e limpo, e com essa leveza vem a sabedoria revelando o que realmente Somos.

O caminho do yoga é amplo em seu estudo e aplicação, existem diversos métodos, escolas, historias e tradições. O que sinto que para nós ocidentais e seres em múltiplas descobertas nesses tempos modernos, é uma prática de Yoga que mantenha a tradição, a essência, mas que seja de forma acessível e possível para todas as pessoas.

Sinto necessário o acolhimento e a adaptação ao momento e necessidade de cada um, trazendo um caminho de harmonia, respeito e cuidado com o corpo. Só com o amor que o conhecimento chega e cresce, pois o que vem pela dor deixa marcas que muitas vezes permanecem ocultas. O momento é revelar e curar o oculto, transformar o karma em dharma e, com muito amor, prazer e alegria, despertar nosso potencial divino.

No Caminho do Yoga cada pessoa vem por um tipo de chamado, uns pelo corpo com posturas desafiadoras, outros pelo conhecimento ancestral, outros pela devoção e conexão musical, mas como um Jarro de cristal que Somos, quando a Água pura divina e cristalina nos preenche, se esse Jarro estiver sujo de impurezas, sujando toda Água recebida, de que vale esse experiência? De que vale o esplendor se falta esclarecimento? Por isso vejo que o caminho consistente é aquele que se inicia por um chamado, mas que olha para todas as direções, percebendo a necessidade do preparar o terreno, para que toda semente que cair, dê bons frutos.

Tudo vem de forma natural se o aspirante estiver aberto. Ao praticar os asanas com devoção, as células do corpo vão registrando esse novos lugares, sua respiração vai iluminando todos os cantos escuros, travados e assim, a sensação de bem estar é imediata. 

 

Quando se mantem um ritmo dessa prática, a sensação de vitalidade vai trazendo muito mais prazer do que os velhos hábitos e, assim, novos sabores vão surgindo, novas vontades vão dando uma nova direção e uma real mudança de vida acontece, porque a Vontade toma o lugar dos desejos e naturalmente surge um novo você. 

 

Então através da consciência corporal se adquire o respeito pela Terra e com tudo do que se alimenta. Limpando o corpo, a respiração, com sua inteligência divina, flui livremente, iniciando com mais profundidade os Pranayamas. Com essa união de flexibilidade do corpo e leveza da respiração, uma Força nos envolve e nossa experiência com Yoga se torna ainda mais intima do Amor em nós, com respeito por Tudo.

 

Se observarmos, pouco temos controle de nossa vida. Nosso corpo funciona quase que todo automático e é muito resistente. Existe uma inteligência e uma perfeição em tudo, e o Yoga vai diretamente nos revelar isso! Somos sementes das estrelas, herdeiros do universo com todas as suas potencialidades!

 

Consagrando a Mãe Terra (nosso corpo) se comunga com o Pai Celestial: este é o caminho da União Divina.

Muni Mitriya  

​© 2023 por Aos Caminhos. Todos os direitos reservados.